Aprovação da TMS (EMT) para Tratamento da Depressão pelo FDA
John M. Grohol
http://psychcentral.com/blog/archives/2008/10/09/tms-treatment-for-depression-gains-fda-approval/

Para quem procura uma alternativa para a ECT ou medicamentos para o tratamento da depressão, há uma nova opção homologada pelo FDA: estimulação magnética transcraniana (TMS).
A TMS/EMT (NeuroStar TMS Therapy ®/ Terapia EMT) é especialmente indicada para o tratamento do transtorno depressivo maior em pacientes adultos que não obtiveram uma melhora satisfatória com a medicação antidepressiva (com dose e duração igual ou superior ao nível mínimo eficaz) no episódio atual. Em ensaios clínicos com TMS/EMT, estes doentes tinham sido tratados com uma media de 4 tentativas de tratamento com medicação, um dos quais realizados de acordo com os critérios adequados para a dose e duração.
A estimulação magnética transcraniana (TMS) utiliza um eletroímã colocado no couro cabeludo, que gera um campo magnético com pulsos aproximadamente da força da ressonância magnética. Os pulsos magnéticos passam através da pele e do crânio, estimulando o córtex cerebral subjacente.
A NeuroStar salienta também os efeitos secundários (ou falta deles), a partir do tratamento:
* Sem efeitos colaterais sistêmicos, tais como ganho de peso, disfunção sexual, sedação, náuseas, boca seca ou
* Sem efeitos adversos sobre a concentração ou a memória
* Sem convulsões
* Ausência de interações medicamentosas-equipamento EMT
* Os eventos adversos mais comuns relacionados com o tratamento foram de dor ou desconforto no couro cabeludo durante o tratamento, que foi transitório e de intensidade leve a moderada. A incidência desse efeito colateral declinou acentuadamente após a primeira semana de tratamento.
* Houve uma taxa menor que 5% de descontinuação devido a eventos adversos.
* Durante os 6 meses de seguimento pós-EMT, não houve novas observações de segurança comparados aos observados durante o tratamento agudo.
A TMS (EMT) é um procedimento ambulatorial de 40 minutos que é prescrita por um psiquiatra e realizada no consultório do psiquiatra. O tratamento é geralmente administrado diariamente durante 4-6 semanas.
Evidentemente, o verdadeiro teste deste tratamento será feito em estudos independentes de follow-up nos anos vindouros. Mas, por agora, é bom ter mais uma opção do tratamento disponível para todos que procuram ajuda para sua depressão.

Voltar

 

Eletromagnetismo

Bioeletricidade
em Psiquiatría