Uso da estimulação magnética transcraniana repetitiva para o manejo do transtorno bipolar durante o periodo do pós-parto
Cohen RB; Ferreira MS; Ferreira MJL; Fregni F
Brain Stimulation. Volume 1, Issue 3, Pages 224-226 (July 2008).

Os Transtornos de humor no pós-parto ? incluindo depressão, mania ou episódios mistos - são relativamente comuns, ocorrendo em mais de 20% das mulheres (Campbell e Cohn, 1991). Os transtornos de humor no pós-parto têm um impacto significativo em recém-nascidos bem como podem afetar o vinculo materno, com conseqüências no desenvolvimento emocional e neurológico destas crianças (Payne, 2007).
O uso de medicação durante a lactação é prejudicial, já que a maioria das drogas neuropsiquiátricas passa para o leite materno. Dado a importância da amamentação nos primeiros 6 meses de vida e a importância do tratamento de transtornos de humor nesse período, novos tratamentos não prejudiciais para o recém-nascido são necessários.
Diversos estudos clínicos em EMTr e depressão têm sido conduzidos e uma recente meta-análise mostrou que EMTr induz um significante efeito antidepressivo quando comparado ao efeito placebo (Gross et al, 2007). Além disso, a EMTr pode também ser usada para o tratamento da mania como demonstrado em dois estudos recentes (Kaptsan et al, 2003; Saba et al, 2004). Nenhum estudo sistemático
avaliou o efeito terapêutico da EMTr no humor no período pós-parto. Nós descrevemos um estudo de caso em que a EMTr foi eficaz no controle em episódio misto no período pós-parto evitando o uso de medicação no período de 10 semanas de pós-parto.

Cohen RB; Ferreira MS; Ferreira MJL; Fregni F. Use of repetitive transcranial magnetic stimulation for the management of bipolar disorder during the postpartum period. Brain Stimulation. Volume 1, Issue 3, Pages 224-226 (July 2008).



LEIA ARTIGO NO LINK:
http://emtr.com.br/noticia152.htm


Voltar

 

Eletromagnetismo

Bioeletricidade
em Psiquiatría