Ondas magneticas para tratar depressao?
Roni Broder Cohen
http://emtr.com.br/noticia24.htm

Pois bem, essa técnica existe, já caminha pelo seu pé e responde pelo nome de EMTr ? Estimulação Magnética Transcraniana de Repetição ou, na terminologia anglo-saxônica TMS ? Transcranial Magnetic Stimulation. Trata-se de uma técnica não invasiva que permite estimular, inibir e modelar circuitos específicos do cérebro: um ímã similar ao utilizado na Ressonância Magnética Nuclear (RMN), focado em partes específicas do córtex cerebral e que aplicado em impulsos de freqüência, intensidade e duração variáveis pode, em baixas freqüências, inibir o córtex e, em altas freqüências, estimulá-lo, perdurando significativamente o seu efeito para lá da estimulação.

Desenvolvida em 1985 na Universidade de Sheffield e aperfeiçoada a partir de 1995 tem sido utilizada com sucesso em doentes com Depressão Major renitente à terapêutica convencional para acelerar o efeito dos antidepressivos e em doentes esquizofrênicos padecendo de alucinações auditivas, pensando-se que a FDA poderá em breve qualificar esta técnica como segura para o tratamento da Síndrome Depressivo em doentes não respondedores à terapêutica convencional e como alternativa à Eletroconvulsivoterapia (ECT). A ser testada também na terapêutica da Epilepsia refratária, na terapêutica da dor crônica, na reabsorção de derrames cerebrais, na regulação do apetite, no tratamento da Síndrome de Privação dos Opiáceos e na Síndrome de Déficit de Atenção. É no âmbito da melhoria do desempenho cerebral que as suas possibilidades se revelam mais promissoras.

Estudos realizados na Universidade de Gottingen, Alemanha, e no Centre for the Mind em Sidney, Austrália, indiciam uma melhoria de dez por cento em testes de aprendizagem de tarefas motoras e aumentos significativos da capacidade criativa em voluntários sujeitos a estimulação específica com TMS e investigações patrocinadas pelos incontornáveis desígnios militares dos USA já a colocam em capacetes de pilotos de caça com o intuito de melhorar o seu desempenho e dentro de um aparelho portátil do tamanho de um leitor de mp3 capaz de estimular o cérebro ao toque de um botão.

Site de Estimulacao Magnetica Transcraniana repetitiva EMTr, EMT, TMS, rTMS
http://www.emtr.com.br


Voltar

 

Eletromagnetismo

Bioeletricidade
em Psiquiatría